Semana agitada e o dia dos professores


Manter um blog não é algo fácil. Mas vamos em frente.

Esta semana tivemos o dia dos professores. Eu mesmo já fui um – dei aula para o primeiro e segundo grau de um colégio em Diadema – SP há alguns anos. Por vários motivos parei, mas não fiquei longe das salas de aula por que atuei um bom tempo como instrutor de treinamento.

Ouço alguns colegas sobre o ofício de professor hoje em dia. Muita coisa mudou para nós que somos de uma outra geração. Alguns de nós da geração X não perceberam que o mundo mudou. Educar a geração Y ou a geração Z é um desafio e tanto. Não podemos pensar na educação que tivemos como referência para a educação que precisamos oferecer a estas gerações.

Aprender é algo que requer motivação e como já sabemos, não motivamos pessoas, apenas oferecemos condições para que elas se motivem. Portanto, ensinar e educar é um exercício de oferecer motivos para aprender.

As novas gerações são imediatisas, plugadas, querem dinheiro e sucesso com rapidez, não estão preocupadas com a segurança em termos de vínculo. Em muitos aspectos, querem fast-food. Ficam, pois não exigem ou esperam compromisso. Tem milhares de amigos “added” no MSN,  Orkut, Facebook, Twitter etc. Não possuem grandes referências históricas, não viveram grandes rupturas sociais e políticas, não assistiram a reivindicações significativas.

Por outro lado, tem suas virtudes.  Vejam o que nos diz o filósofo frances Michel Serres:

Professores, pensem nisso. O quanto vocês estão dispostos a deixar de lado as velhas fórmulas e encontrar novas formas de ensinar, de oferecer condições a seus alunos para ter a vontade de aprender?

Como já escrevi aqui no blog, tive professores memoráveis. Souberam me oferecer motivos para aprender. Obrigado a cada um de vocês, caros mestres.

Agora, gostaria de deixar para vocês também uma mensagem que recebi por e-mail, demonstrando que valores existem, e que ao contrário do que muitos pensam, podemos fazer um mundo melhor, com atitudes pequenas, sem o brilho da mídia, anônimas.

Veja as fotos abaixo. Elas falam por si.  Um abraço e boa semana a todos.

meninosmeninos2

 

 

 

 

 

 

meninos3meninos4

 

 

 

 

 

 

meninos 5

“Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve a vida é muito bela para ser insignificante.” Charles Chaplin

Esse post foi publicado em Pensamentos e insights e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Semana agitada e o dia dos professores

  1. Amanda disse:

    Olá Marco, gosto da atitude que tem, em mostrar que hoje em dia é necessária a mudança, mas as pessoas pensam que a mudança podem lhes trazer fardos pesados, tanto no profissional quanto no pessoal, porém à aquelas que mudam e transformam o mundo e a si mesmas.
    Espero continuar a ver os seus texto, pois irei reproduzí-los a outras pessoas, dizendo que a mudança traz bons frutos e que todas as mudanças podem nos ensinar algo extraordinário.
    Boa sorte.
    Amanda

  2. Amanda, obrigado pelo comentário. Reproduzindo os textos você ajudará a divulgar o blog e os pensamentos.
    Valeu. Um abraço,
    Marco Aurélio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s