12 de Outubro, dia das crianças


Areia do tempo

12 de Outubro, hoje é o dia das crianças, para mim, dia de algumas lembranças do tempo de menino e adolescente ao mesmo tempo que continuo trabalhando na palestra que ministrarei no CongVap em novembro em Taubaté.

 Vamos conversar sobre Liderança e constância de propósitos. O que você leitor imagina sobre este tema? Deixe seu comentário aí!

Sem dúvida há muito para se falar, mas com os 60 minutos que tenho, pretendo provocar vocês para uma reflexão. Prometo que não será uma aula, pois lembrei-me hoje também de meus tempos de aluno, de algumas aulas tão chatas cujo nome dos professores minha memória fez questão de esquecer.

Por outro lado são memoráveis as aulas de Língua portuguesa da Dona Hilda, as irreparáveis aulas de História da Dona Sônia, as de Química do Farah e de História do Jobson no Colégio Objetivo ou ainda as de Hegel e seu magnífico sistema filosófico a cabo do Celso Guimarães, as revolucionárias discussões em Metodologia Científica por Marijane Lisboa na PUC-SP, a erudita conferência do professor Mário Sérgio Cortella sobre Liderança no exuberante teatro barroco de Ouro Preto .

Memórias à parte, aulas apaixonadas deixaram uma profunda marca em mim e tenho me esforçado para reproduzir este mesmo espírito contagiante em encontros com o grande público das palestras. Afinal de contas, você leitor, você que participa destes eventos, merece algo melhor do que um espetáculo de charts em powerpoint, chavões de auto-ajuda e argumentos frágeis de fácil reprodução.

Vivemos a sociedade do espetáculo, onde quase sempre, parecer é mais importante do que ser, onde o simulacro é o valor e não o objeto em si. Assim sendo, precisamos voltar às origens, resgatar o original, o valor em si e não a aparência e isso se faz com a reflexão. (Vou desenvolver este raciocínio em outro post qualquer hora.)

Como este Blog tem algo de autobiográfico, vou trazendo à luz as experiências e o aprendizado contrapondo-os com o nosso dia-a-dia.

Mas voltando ao tema de Liderança e constância de propósitos, vamos refletir, vamos conversar, vamos debater. É na diversidade das idéias, no calor do debate que crescemos, que aprendemos, que caminhamos em busca da excelência.

Aproveitando mais uma vez o mote do dia:

Parabéns a todas as crianças, aquelas que são, aquelas que foram e aquelas que querem ser mas não são mais.

Esse post foi publicado em Pensamentos e insights e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s